Caminhadas

Caminhada de Bom Jardim e Pedra da Onça – São Vicente – Cachoeiro de Itapemirim ES

Data: 31/05/2025

Local: Caminhada de Bom Jardim e Pedra da Onça – São Vicente – Cachoeiro de Itapemirim ES

Característica: caminhada de nível forte da Cachoeira de Bom Jardim à Pedra da Onça, onde esportistas do mundo todo pulam de Asa de Morcego (WingSuit). Caminhada de 3 h, com percurso de 8 km ida e volta, em estradas rústicas em cafezal, pasto e muita trilha na floresta em zig zag, até chegar na Pedra do Cruzeiro, ao lado da Pedra da Onça. Como a Pedra da Onça possui um platô bem pequeno, optamos o grupo ficar no Cruzeiro.

Fato:
Organização: ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve
Equipe: Márcio Nascimento, Fábio Fiório e João Luiz Madureira Jr

O grupo de 34 pessoas acreditou, mesmo com o frio da sexta-feira e uma certa chuva, que ia ter aventura. Aliás, aventura combina e interage com condições adversas. No entanto, a previsão do tempo para aquela região já sinalizava um tempo nublado e sem chuva alguma para sábado. E a previsão acertou com precisão, foi dia perfeito.

Bem a aventura começa na Padaria Kasa do Pães, na Beira Rio, 06 h da manhã, com o dia clareando. Na porta, o micro-ônibus e alguns de carro de passeio. Alguns lancham, conversam, reencontram-se ou conhecem novas pessoas. A organização pede para todos assinarem os Termos de Responsabilidades e para permitir gravar o Seguro Aventura. Sim, todos só saem segurados. Para isto há uma taxa de inscrição que inclui organização, guia, seguro, e transporte opcional.

Às 06:40 h o comboio sai da Beira Rio em direção a São Vicente no micro ônibus e 6 carros. Tem pessoas que vão encontrar lá, vinda direto de Vargem Alta.

Quando começa a andar pelas estradas de terra na região de São Vicente, as paisagens verdes e as encostas de montanha como a Pedra da Penha, a Pedra da Onça, estavam encobertas por nuvens que lembravam paisagens do Continente Europeu, mas sim, era Cachoeiro. Espetacular.

Finalmente, chegamos a Cachoeira de Bom Jardim, lugar lindo e aprazível, com estrutura de bar e restaurante, que já sinalizava uma bela confraternização.

Mas antes o grupo iria sujar bem o pé nas trilhas de subida a Pedra da Onça. Passamos pela casa do Proprietário da montanha, que nos recebeu muito bem, e contou que fica gente do mundo todo (argentinos, peruanos, americanos, europeus, asiáticos, entre outras nacionalidades) para pular de Asa de Morcego (WingSuit), esporte bem radical.  No caminho uma festa de mexericas e pocans a vontade, onde a turma esbaldou-se, chegava a dar lama pelo chão destas frutas deliciosas. Ah, alguns cachorros também subiram, inclusive os  cachorros nativos da região.

E a Caminhada foi daquelas perfeitas. 8 km ida e volta, em subida por estradinha de café, pasto, e a maior parte dentro da mata. O nosso Guia e Alpinista, Márcio Nascimento, levou corda para dar suporte, e com o apoio do Fábio Fiório. Foram 2 horas de subida para chegar na Pedra do Cruzeiro, ao lado da Pedra da Onça, que é um espaço pequeno, de onde ocorre o salto no abismo (sim, um salto no abismo! Coragem!) Todos, alguns mais e outros menos cansados, chegaram no cume! A Pedra do Cruzeiro é ampla, espaçosa, mas claro, com um abismo a disposição. Mas o tempo abriu só um pouco deixando-nos com uma janela para voltar no cume com o céu azul e ver melhor.

E a volta foi mais rápida, com direito a alguns escorregões, arranhões, mas todos chegaram bem.

A chegada na Cachoeira de Bom Jardim é um capítulo a parte! Lugar lindo, com pontes, e várias quedas e passagens de água, em meio ao verde abundante. E o Tico e a Sidinéia, do Bar e Restaurante,  são excelentes. Fazem porções abundantes de carne de boi, porco, tilápia, batata, arroz, farofa! Uma delícia! A queda d’água, em meio às pedras, forma um poço que é perfeito para o banho.  E o Edmar, proprietário do espaço da Cachoeira, foi muito cortes e educado.

Agradecemos Sr. José Augusto e D.Ozália por liberar a sua propriedade para a gente passar, oferecer suporte e apoio. Muito obrigado.

E a volta, já com um mormaço, foi tranquila com uma proposta já aprovada por todos. Voltar no ano que vem com tempo bom e céu azul. A paisagem será outra. E como dizia um amigo meu, o dia da Caminhada e Aventura é o melhor dia do mês. Próximo destino…..!

…olhem bem as montanhas…!

Confira mais Caminhadas

19ª Caminhada Litorânea de Marataízes ES – Brasil

Caminhada do Mirante da Tentativa e Cachoeira do Mundo Novo – Rio Novo do Sul ES

Caminhada de Santa Maria Madalena e Parque Estadual do Desengano RJ

Caminhada Tijuca – Pedra do Caramba – Cachoeiro de Itapemirim ES

18ª Caminhada Litorânea de Marataízes ES – Brasil

Caminhada do Forno Grande  –  Castelo ES

Caminhada de Alto Chapéu – Castelo ES

Caminhada dos Pontões Fruteiras