Home

Caminhada da Pedra dos Pontões – Mimoso do Sul ES

Data: 06.08.2022

Local:  Pedra dos Pontões – Localidade de Alto Pontões – Mimoso do Sul

Característica: caminhada de nível puxada, iniciando-se na Localidade de Alto Pontões, indo em caminhonetes rurais, até a base da montanha, e indo então em direção a face em frente a Ponta da Pedra onde tem o vão de passagem.

Fato:  a ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve esteve na Pedra dos Pontões  em 2003, por outra face, saindo de Arraial do Café. Desta vez foi organizado para o grupo vencer a face norte do Pico de 1.438 metros de altitude, saindo da localidade de Alto Pontões, próximo a Conceição de Muqui, município de Mimoso do Sul. Fomos de van e 4 carros, num grupo de 25 pessoas. E com a estrutura organizada pela comunidade daquela localidade. Porém, o tempo fechou com a chegada de uma pequena frente fria, trazendo uma nebulosidade e um pouco de chuva. A Pedra ficou encoberta por todo o tempo. Subimos nas caminhonetes rurais até a base, porém por motivos de segurança (sempre a prioridade) resolvemos retornar caminhando, fazendo o percurso de volta em 2 horas. Desta vez a Montanha venceu. Em 2023 a encararemos de novo. Aguardem.

Agradecimentos ao Ademar, ao Paulo e Waldeir, de Alto Pontões. O café da manhã estava maravilhoso. Também fizemos uma confraternização maravilhosa na Cervejaria Vikings do amigo Everaldo. E nossa satisfação com todos que encararam esta aventura, a Adriane e Marcelia que vieram de Vitória, ao montanhista Márcio Nascimento sempre dando apoio. E agradecimentos sinceros a todo o grupo.

Na volta passamos na bela cidade de Muqui e conhecemos o Mercado Regional, uma preciosidade.

Confira mais Caminhadas

Caminhada do Mirante da Tentativa e Cachoeira do Mundo Novo – Rio Novo do Sul ES