Home

Caminhadas

9ª Caminhada Litorânea de Marataízes – ES – Brasil

Data: 18 de janeiro de 2014

Local: Marataízes ES , ao longo do Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes

Característica: caminhada pela beira mar, passando por Falésias, lagunas, lagoas, e belíssimas e encantadoras praias, num total de 14,50 km, que neste ano por problemas de logística e rompimento da Lagoa de Caculucagem foi de apenas 13,00 km. Há pessoas que fazem correndo , na chamada Caminhada de Aventura das Falésia

Fato: esta caminhada já faz parte do calendário turístico do Estado. Neste ano foram 400 pessoas que fizeram o percurso, que contou também com uma corrida, como evento teste, contando com o apoio do Thiago Pateta, com experiência em organizar eventos como este. A chegada foi na Praia Central, com tendas e bandas, notadamente a Banda Expressão, Capital Secreta e Chris Ribeiro e Bode Veio. Um show! Agradecimentos a todos que participaram e ao Patrocinador e Apoios , Unimed Sul Capixaba, Prefeitura de Marataízes, Hortisul, Grafband, IEO, Credirochas, Podium Veículos Fiat, Selita, Camping do Siri, Playcity, Cofril e Pousada Marambaia. Agradecemos também a Camara Municipal de Marataízes, ao Vereador Carlos da Marinha, ao Carretão, a Madereira Marataízes, a Casa do Artesão e VillaMix, ao Restaurante Ferreira, ao Restaurante da Lagoa, Quiosque da Luz e Quiosque Nillas, ao Restaurante Gaivotas, ao Pessoal do Kit Surf, aos amigos Reynaldo Monteiro e Marcelo Magalhães, enfim abraços a todos. E até 2015!

Fotos principais de Reynaldo Monteiro e ainda com fotos de Marcelino Colombino!

Caros Caminheiros e amigos da ONG ,

Aproveitamos para enumerar que cumprimos com os nossos principais objetivos, entre outros:

Preservação de nossas praias, com sensibilização e recolhimento de 1 tonelada de lixo;

Conscientização com placas e campanhas da importância da Praia limpa para a fauna, notadamente as tartarugas marinhas(veja placa no anexo);

Doação de mudas e incentivo a arborização das ruas, como importante meio de melhoria da qualidade de vida da população urbana;

Fortalecimento do Turismo Sustentável e divulgação de litoral espetacular e pouco conhecido, e envolvimento do Circuito Turístico das Falésias e Lagunas;

Incremento da Preservação Ambiental do Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes, da vegetação de restinga e das Lagunas.

Aproveitamos para informar que o Secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos, esteve presente e marcou a importância da Ong Caminhadas e Trilhas – Preserve para o município. Também estiveram presentes, o Sr. Prefeito Municipal, Tininho, o Secretário de Meio Ambiente, Ronald Mignone, o Vereador Carlos da Marinha, representante dos Patrocinadores e Apoiadores e 400 pessoas. A chegada, em tendas em frente ao Restaurante Gaivotas, com as bandas Expressão, Capital Secreta e Bodi Veio foi o ponto alto da festa!

Até Janeiro/2015, com X Caminhada Litorânea de Marataízes !

Att,

João Luiz Madureira Jr.
Presidente ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve

Um Resumo!

Foi um sucesso a IX Caminhada Litorânea de Marataízes realizada no dia 18 de janeiro de 2014.

Esta Caminhada reuniu pessoas de Marataízes e muitos outros municípios do Estado e também de vários municípios de outros estados do Brasil.

O Grupo de 400 pessoas se reuniu na Praia Central de Marataízes às 08:00 horas. Na concentração foi servido um café da manhã para todos os participantes. Após o café da manhã embarcamos em um Carretão, alguns ônibus e carros e nos dirigimos para o local de início da caminhada, que neste ano foi na Praia das Falésias em frente a Lagoa de Caculucagem. Durante o percurso os participantes receberam sacolas para recolhimento de lixo nos locais por onde passa a caminhada.

O motivo de iniciarmos a caminhada neste local foi que a estrada que liga a cidade ao distrito de Boa Vista do Sul foi interrompida  com o rompimento da Lagoa de Caculucagem. Com este imprevisto, o circuito a ser percorrido passou a ser de 14,5 km.

Na reunião para o inicio da caminhada falou o Secretário de Turismo do Estado. o Sr.Alexandre Passos ressaltou a importância das Falésias de Marataízes para o turismo na região, a importância da ONG Caminhadas e Trilhas-Preserv organizadora do evento pela realização do evento e pela difusão da consciência ecológica e de preservação do meio ambiente.

Após a fala do Sr. Secretário falou João Luiz Madureira presidente da ONG- Caminhadas e Trilhas-Preserve, onde frisou a importância do caminho que foi a Estrada Geral do Brasil, por onde passou a Missão Francesa a convite da corte real de D. João VI, onde nasceu Domingos José Martins, herói nacional, por onde avistamos uma das mais belas e intocadas vistas do litoral brasileiro.

Após as falas todos foram convidados a fazer o alongamento para da início à caminhada, O alongamento foi ministrado por dois professores de Educação Física.

Um grupo de pessoas percorreu o circuito correndo, para isto foram orientados por Thiago Pateta.

Durante a caminhada contamos com vários pontos de apoio com frutas e água, na Praia de Cações, pelo Restaurante Ferreira, na Praia das Rosas, pelo Quiosque do Luís, pelo tradicional Camping do Siri, na Lagoa do Siri,com apoio do Restaurante da Lagoa, na Lagoa Dantas, pelo Quiosque da Luz, e na Lagoa Funda, pelo Quiosque da Pousada Nilas. Um barato!

Na chegada, em 4 tendas armadas na Praia Central aconteceram 3 shows com grande sucesso. As bandas que se apresentaram foram a “Banda Expressão” que tocou sambas, a Banda “Capital Secreta” que tocou Rock e teve uma participação especial de Cris Riberio,  no Sax, Flauta Transversa e Gaita e por fim a Banda de Rock pesado “Bode Véio”

Confira mais Caminhadas

Caminhada de Santa Maria Madalena e Parque Estadual do Desengano RJ

Caminhada Tijuca – Pedra do Caramba – Cachoeiro de Itapemirim ES

18ª Caminhada Litorânea de Marataízes ES – Brasil

Caminhada do Forno Grande  –  Castelo ES

Caminhada de Alto Chapéu – Castelo ES

Caminhada dos Pontões Fruteiras

Pico dos 3 Tombos – Sumidouro – Atilío Vivácqua ES

17ª Caminhada Litorânea de Marataízes ES – Fotos: André Fachetti