Data: 21 de janeiro de 2023
Local: Marataízes ES, ao longo do Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes, saindo da Praia do Micinho, início das Falésias, indo até a Praia Central, um novo local de chegada.
Característica: Caminhada pela beira mar, passando por falésias, lagunas, lagoas, paisagens inusitadas e belíssimas e encantadoras praias, onde em cada curva aparece uma surpresa, num percurso aproximado de 15 km.
Fato: Neste ano foram em torno de 350 pessoas que fizeram o percurso, além da participação e apoio da população e moradores ao longo do caminho. O ponto de encontro foi no Quiosque do Verão. A chegada foi na Praia Central, com Tenda próxima ao mar, numa inovação que veio para ficar. O show ficou por conta da Banda Jurassic Band, puro rock de excelente qualidade. Este ano fizemos campanha pela praia limpa, com a criação de uma logo, que pensamos ser permanente: “Praia limpa é Legal!”. Também foi colocada na Praia do Micinho, início da Falésias e da Caminhada Litorânea, pela SEMMA, uma placa simbólica de Domingos José Martins
Agradecimentos
Agradecemos à Valéria Aguiar Artesanato e à VillaMix, ao Restaurante Ferreira, à Padaria NilRegi, ao Bar do Micinho, ao Restaurante da Lagoa, ao Quiosque Luz do Sol, ao Quiosque Praia da Rosa, ao Camping do Siri e ao Quiosque das Pitas.
Agradecimentos especiais à participação dos componentes da ONG, em especial ao Reynaldo Monteiro, Diretor atuante na realização da Caminhada Litorânea. Também aos demais Vice Presidente e Diretores Rodrigo Marcondes, Carlos Alberto Rodrigues, Hermínio Maganhi, Henrique Bahiense e Luiz Renato Madoreira. Além do Sócio da ONG Álvaro Volpini Jr..
Agradecimentos a Rosane Machado, ao Luke, ao Renato Macedo, ao Marcão da SEMMA, à Vanda, ao Ricardo e Marcely e algum outro colaborador que por ventura esquecemos de citar.
Agradecimentos a Guarda Municipal e o Pessoal da Ambulância Unimed.
Agradecimento ao patrocinador Unimed Sul Capixaba.
Agradecimentos à Secretária de Turismo Sara, à Marcele e ao Tiago e equipe, ao Secretário de Meio Ambiente Tunicão e equipe.
Agradecimentos à Marinha do Brasil que nos apoia com informações da Tábua da Maré.
Agradecimentos ao Professor João Eurípedes e ao Professor Luciano Retore.
Agradecimento ao Promotor Dr. Wagner.
Agradecimento a todos que participaram.
Agradecimentos a todos os apoiadores do evento cujas logos estão em destaque abaixo.
Até a 18ª Caminhada Litorânea de Marataízes em 27 de janeiro de 2024. Temos orgulho de dizer que pouquíssimos Eventos Nacionais são marcados com tanta antecedência.
João Luiz Madureira Júnior
Presidente ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve
Reynaldo José Monteiro dos Santos
Diretor ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve
Ao longo destes 18 anos a ONG Caminhadas e Trilhas e a Caminhada Litorânea de Marataízes ES deixaram alguns rastros:
1. Criação do Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes
2. Cadastramento do Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes no Ministério do Meio Ambiente
3. Sensibilização para a preservação do litoral sul capixaba
4. Conscientização da importância da restinga para proteção contra a erosão marinha
5. Divulgação para o turismo nacional e até internacional das belas praias intocadas do sul capixaba
6. Divulgação do Herói Nacional Domingos José Martins, que nasceu da Praia de Boa Vista, região das Falésias de Marataízes, estreitando as relações de Marataízes com o Governo de Pernambuco
7. Recolhimento de lixo ao longo do caminho, em praias intocadas do litoral sul capixaba
8. Criação do Circuito Turístico Falésias e Lagunas
9. Estudos para a criação do Parque Nacional da Ilha das Andorinhas
10. Plantio de árvores nas ruas da cidade Marataízes
11. Proteção e sensibilização dos ninhos da corujas-buraqueiras, além de placas informativas sobre as tartarugas marinhas
12. Cercamento para preservação e proteção da restinga
13. Realização do Fórum de Preservação da Vegetação de Restinga e do Fórum das Lagunas e Lagoas
14. Trabalho coordenado pelo Ministério Público Estadual, notadamente do Sr. Promotor Lucas Lobato La Rocca, na preservação das lagunas e lagoas de Marataízes, com a participação da ONG, IDAF, IEMA, Procuradoria da Prefeitura de Marataízes e Secretaria de Meio Ambiente de Marataízes
15. Arborização e conceito de preservação das árvores na área urbana.
16. Estudos para criação da Rota da Caminhada Litorânea de Marataízes ES com placas, informações e com funcionamento como vários caminhos regionais, nacionais e internacionais. Em qualquer momento do ano caminhantes e turistas poderão estar desfrutando deste incrível destino.
Roteiro e Formato da Caminhada
Com tempo nublado e as vezes uma chuva fina, a Caminhada passou por praias virgens e pelas magníficas Falésias de Marataízes que formam o Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes.
Participaram desta caminhada aproximadamente 350 pessoas de 8 municípios do Espírito Santo e de 7 outros municípios de outros estados do Brasil.
É uma caminhada diferenciada onde os caminhantes se reuniram na Praia Central para um café da manhã, e foi disponibilizado transporte para o local de início na Praia do Micinho, início das falésias.
O transporte foi feito em um Carretão (Trio elétrico turístico), 3 ônibus, o ônibus turístico da Prefeitura, algumas vans e carros, tudo acompanhado por membros da Guarda Municipal para controlar o trânsito por onde passou a carreata.
No local de início os caminhantes foram recebidos por uma bandinha que deu um grande toque de alegria.
Aconteceram avisos e pequenos discursos e a inauguração de uma placa em homenagem a Domingos Martins, herói nacional, que nasceu naquela área.
Iniciada a Caminhada, ao longo do percurso, em vários pontos de hidratação tinha água e frutas.
Em dois locais foram colocados ônibus para transporte das pessoas que não quiseram ou não conseguiram fazer o percurso todo.
Uma ambulância com paramédicos acompanhou os caminhantes por todo o percurso, além de Equipe da Guarda Municipal.
No final, em tenda na Praia Central aconteceu um ótimo show com banda de Rock, a Jurassic Band.
A Caminhada foi um grande sucesso.
Fotos: Reynaldo Monteiro