Data: 19 de janeiro de 2019
Local: Marataízes ES, ao longo do Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes, saindo da Praia do Missinho, início das Falésias, indo até a Praia da Colônia, em frente ao Geredys.
Característica: Caminhada pela beira mar, passando por Falésias, Lagunas, Lagoas, e belíssimas e encantadoras praias, num total de 16 km.
Fato: Esta caminhada já faz parte do calendário turístico do Estado. Neste ano foram em torno de 300 pessoas que fizeram o percurso, além da participação e apoio da população e moradores do caminho. A chegada foi na Praia da Colônia, no tradicional Bar do Geredys, famoso pelo Rock da Tarde. O show ficou por conta da Banda Capital Secreta, e com os convidados virou um Rock da Tarde. Espetacular. Vale frisar também o café da manhã, que foi no Restaurante Samburá, o mais bonito de Marataízes, com direito ao nascer do sol. Este ano, a principal atividade de preservação ambiental foi o alerta para a poluição de plásticos nas praias, além de recolhimento de lixo ao longo do caminho, e com ação na praia da colônia.
Agradecimentos a todos que participaram e aos Patrocinadores e Apoios.
Até a 15ª Caminhada Litorânea de Marataízes, em 25 de janeiro de 2020.
Agradecimentos
Agradecemos à Casa do Artesão e VillaMix, ao Restaurante Ferreira, à Nil Regi, ao Bar do Missinho, ao Restaurante da Lagoa, ao Quiosque Luz do Sol, ao Quiosque Praia da Rosa, ao Camping do Siri e ao Quiosque das Pitas.
Agradecimentos especiais à participação dos componentes da ONG, em especial ao Reynaldo Monteiro, sócio atuante na realização da Caminhada Litorânea. Também aos Diretores Rodrigo Marcondes, Carlos Alberto Rodrigues, Luiz Renato Madoreira, Hermínio Maganhi e Arildo Lovati.
Agradecimentos especiais à Prefeitura Municipal, nas pessoas do Prefeito Tininho, do Secretário de Turismo Philipe Verdan, do Secretário de Meio Ambiente Tunicão e do funcionário da Secretaria Municipal de Turismo, Rômulo .
Agradecimento ao Geredys pela parceria e cessão do Restaurante Samburá e do Bar do Geredys, contribuído muito para o sucesso do Evento.
Agradecimento ao patrocinador Unimed Sul Capixaba.
Agradecimentos a todos os apoiadores do evento.
Agradecimentos especiais ao Professor João Eurípedes Franklin Leal, que neste ano não pôde participar, mas esteve sempre colaborando a distância.
Agradecimentos especiais a nossa funcionária Rosane Machado, pela dedicação e envolvimento no Evento.
Agradecimentos especiais ao Deputado Federal Evair de Melo.
Queremos lembrar, com pesar, a falta que fez o amigo Dudu, que durante anos guiou o carro de apoio da Ong e “tantas águas” entregou aos caminhantes. Onde estiver estará torcendo por nós. O amigo Edmison Souza da Silva faleceu em 02.02.2018.
E agradecimentos especiais a minha esposa Adriana e as minhas filhas Melissa e Rebeca, pela paciência e perserverança em me aturar a cada dificuldade e ansiedade na construção do Evento.
João Luiz Madureira Júnior
Presidente ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve
Ao longo destes 13 anos a ONG Caminhadas e Trilhas e a Caminhada Litorânea deixaram alguns rastros:
1. Criação do Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes
2. Cadastramento do Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes no Ministério do Meio Ambiente.
3. Sensibilização para a preservação do litoral sul capixaba
4. Conscientização da importância da restinga para proteção contra a erosão marinha
5. Divulgação para o turismo nacional e até internacional das belas praias intocadas do sul capixaba
6. Divulgação do Herói Nacional Domingos José Martins, que nasceu da Praia de Boa Vista, região das Falésias de Marataízes
7. Recolhimento de 13 toneladas de lixo ao longo do caminho, em praias intocadas do litoral sul capixaba
8. Criação do Circuito Turístico Falésias e Lagunas
9. Estudos para a criação do Parque Nacional da Ilha das Andorinhas
10. Plantio de árvores nas ruas da cidade Marataízes
11. Proteção e sensibilização dos ninhos da corujas-buraqueiras.
12. Cercamento para preservação e proteção da restinga
13. Realizacáo do Forum de Preservacáo da Vegetacáo de Restinga
14. Estreitamento de relações com o Governo de Pernambuco para possível Projeto de tornar Recife e Marataízes Cidades Irmãs.
15. Colocação 10 placas sensibilizadoras de preservação das tartarugas marinhas ao longo do caminho.
16. Luta pela conservação das Unidades de Conservação.