Data: 17/08/2013
Local: Rio Itapemirim, de Paineiras a Vila do Itapemirim
Organização de Glaubert Benincá
Fotografia : Reynaldo Monteiro
Fatos e Características
Foi um grande sucesso a “Segunda Descida Ecológica do Rio Itapemirim“ que aconteceu no sábado dia 17/08/2013.
A saída foi da Usina Paineiras e a chegada este ano foi na Vila do Itapemirim para a maioria dos participantes sendo que alguns continuaram até a foz do Rio Itapemirim no Pontal..
O grupo foi formado por aproximadamente 50 embarcações entre caiaques, pranchas Stand Up, dois barcos de apoio e um bote inflável, e a participação foi de mais de 50 pessoas de diversos municípios do estado, entre eles, Marataízes, Itapemirim, Cachoeiro, Vitória e Vila Velha entre outros.
As paisagens deste trecho do rio são belíssimas podendo ser vistos os picos do Itabira e também as pedras do Frade e a Freira.
As águas estavam claras, mas o rio estava bastante assoreado, sendo que em alguns trechos os barcos de apoio encostavam seu fundo na areia tendo que ser reconduzidos ao canal do rio para prosseguirem a aventura.
Quando os participantes estavam cansados, os barcos de apoio sempre tinham uma corda para jogar até eles e rebocá-los.
Foram feitas algumas paradas em lindas praias do rio. Um dos barcos de apoio tinha uma churrasqueira que esteve funcionando durante o percurso. Os que estavam no barco e também os cansados que pediam reboque, usufruíam do churrasco. Nas paradas programadas nas praias o churrasco era partilhado com os demais participantes.
Apesar das paisagens serem muito belas, o que pode ser observado é que o rio está em suas margens com muito pouca cobertura vegetal, com quase nenhuma mata ciliar, o que propicia cada vez mais a degradação das margens e o conseqüente assoreamento do rio.
Aos pescadores que estavam na beira do rio foi perguntado pelos peixes e todos informaram que não os tinham pescado e que a cada dia é mais difícil encontrá-los.
Foi muito gratificante participar desta “aventura” que foi só a segunda e que vai virar tradição com o passar dos anos.
As fotos com os detalhes da descida vão para o site da ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve que apoiou o evento em:
Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.