Caminhada da Unidade de Conservação da Pedra do Caramba
Data: 26.03.2022
Local: Entorno da Pedra do Caramba, passando pelas Comunidades de Santa Teresa e Antas, envolvendo os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivácqua, ambos no sul do Espírito Santo.
Característica: caminhada de nível médio, iniciando-se pelo Bairro IBC em Cachoeiro, e pelas estradas vicinais de Santa Teresa e Antas. Depois, uma subida forte em direção a Pedra do Caramba. Cortando esta cordilheira espetacular, acontece a virada e descortina-se a vista da cidade de Cachoeiro e o litoral sul capixaba. São 4 horas de aventura intensa e desafiadora.
Fato: esta caminhada foi marcante, por dois motivos. O primeiro que, após 2 anos de interregno, devido a Pandemia do Coronavírus, a ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve volta a promover caminhadas durante o ano. E o segundo motivo é que estamos lutando para transformar a Pedra do Caramba, que pertence aos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivácqua, numa Unidade de Conservação, no caso uma Área de Proteção Ambiental, a APA do Caramba. E vamos conseguir, é uma bandeira, é um sonho. Nesta Caminhada, fazemos questão de agradecer a todos que participaram, membros antigos da ONG, novos participantes, e o apoio do Secretário de Meio Ambiente de Atílio Vivácqua, Márcio Menon, que nos apresentou o Seu Benil, que fez um grande recepção de produtos caseiros para o grupo. Também fica registrado a condução perfeita do grupo pelo João Henrique, Diretor da ONG, um grande guerreiro ambiental. Nossos caminhos, que já têm 22 anos ainda vão continuar. Te encontro pelo mundo afora.