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A Educação Ambiental tem o poder de transformar Sociedades e Culturas, por Philipe Verdan

Desde 1995, líderes mundiais se reúnem anualmente para discutir a questão do aquecimento global, emissões de carbono e como enfrentar as mudanças climáticas.

A reunião deste ano marcou a 27ª reunião da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – ou COP-27 para abreviar. O fórum internacional também atraui grupos ambientalistas, cientistas, líderes empresariais, celebridades, jornalistas e manifestantes que exigem que os governos acelerem e cumpram suas promessas para um mundo mais sustentável.

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende do planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

Através de uma educação ambiental podemos aplicar o conceito de desenvolvimento sustentável, educar as pessoas de como ter um consumo consciente e mostrar a importância do tema. Estarmos cientes do nosso papel no mundo.

Todos estamos compartilhando o mesmo Planeta e temos o dever de cuidar dele. A educação ambiental tem o poder de transformar sociedades e culturas.

Confirmando a relevância do tema para o futuro da humanidade, em setembro de 2018, o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou uma estratégia que busca envolver quase 2 bilhões de jovens para promover um mundo justo e sustentável por meio da educação ambiental. Esse esforço objetiva preparar os tomadores de decisão do futuro para a saúde do planeta.

A educação ambiental tem espaço em todos os locais onde se possa extrair e comunicar conhecimento relevante para a preservação e conservação do meio ambiente de forma sustentável. Válida para qualquer país ou cultura, a matéria tem sido foco de debates e objeto de interesse por todas as classes sociais.

São princípios básicos da Educação Ambiental:
I – o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.
II – a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
III – o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;
IV – a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;
V – a garantia de continuidade e permanência do processo educativo;
VI – a permanente avaliação crítica do processo educativo;
VII – a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais;
VIII – o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.

O desenvolvimento da preocupação com o Meio Ambiental, é o primeiro passo para a ação,e existe espaço para todos trabalharem por essa causa.

Se envolva, estude, crie e compartilhe conhecimento, seja um membro ativo na sociedade!

Se cada um de nós fizermos a nossa parte, o efeito será positivo para o tempo presente e para as gerações futuras.

Philipe Verdan
Analista em Políticas Públicas & Gestão e Governança

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