Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

NOTÍCIAS


20.02.2010

Incêndios florestais em UCs serão combatidos com aeronaves!

 

 

Divulgando...

Incêndios florestais serão combatidos com aeronaves

Unidades de conservação ganham apoio aéreo para proteger florestas

11/02/2010 - 10:14

fonte: ICMBio

 

Para quem administra 80 milhões de hectares de unidades de conservação em todo o País, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de ganhar um reforço de peso para monitorar e fiscalizar florestas: o apoio aéreo, que poderá ser usado em várias ações de proteção ambiental, sobretudo os incêndios florestais.

 

As aeronaves já estão prontas em 30 bases e poderão ser acionadas também para os casos emergenciais, como repressão a crimes ambientais e resgate de pessoas ou animais silvestres em situação de risco.
 
Foram firmados três contratos. O primeiro deles para aviões de monitoramento e transporte de pessoal (um Asa Alta, de pequeno porte; um Caravan e um Senica, bimotor, para atender as unidades de conservação marinha). O segundo foi para helicópteros, que serão distribuídos em 11 bases e atuarão em regiões onde não há pistas de pouso para descida de aviões.
 
“Trata-se de um ótimo meio de transporte nos casos de incêndios florestais em que se tem uma área pequena para pouso e ações de combate”, diz o coordenador-geral de Proteção Ambiental do ICMBio, Paulo Carneiro.
 
Nas bases de Brasília, Belo Horizonte e Rio estão disponíveis helicópteros com reservatório, gancho de transporte e lançamento de água (equipamento próprio para o combate ao incêndio chamado bumbi bucket).  
 
O terceiro contrato, firmado há mais tempo, em novembro de 2008, é para o uso de aviões que participaram do combate a um grande incêndio na Chapada Diamantina.
 
Ele foi prorrogado por mais seis meses e deverá passar por nova licitação. Neste caso, o avião é o modelo Air Tracktor, que transporta apenas o piloto e a água ou pó químico, para combate aos incêndios florestais de grandes proporções.
http://eptv.globo.com/emissoras/emissoras_interna.aspx?287922 

 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.