Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

NOTÍCIAS


31.10.2009

Trem das Montanhas leva turismo ferroviário ao Espírito Santo! Que bela notícia!

 

 

Publicada em 30/10/2009 às 10:29

Trem das Montanhas leva turismo ferroviário ao Espírito Santo

Cristina Massari

RIO - A partir de 2009, a região de Domingos Martins, famosa pelo Parque Estadual da Pedra Azul, destino popular para o turismo de aventura no Espírito Santo, vai ganhar uma nova forma de ser explorada: o turismo ferroviário. O Trem das Montanhas deverá fazer sua viagem inaugural para convidados no próximo dia 18 de janeiro, de Viana a Marechal Floriano, num percurso de 46 quilômetros. As viagens com passageiros pagantes devem começar no dia 23 de janeiro. Os preços de bilhetes e pacotes com passeios ao longo do roteiro ainda estão sendo negociados.

A viagem de cerca de duas horas entre Viana e Marechal Floriano, incluindo paradas para embarque e desembarque de passageiros em Domingos Martins, e Araguaia (distrito de Marechal Floriano), chega a alcançar 540 metros acima do nível do mar, entrecortando cachoeiras, rios e a paisagem montanhosa da região. Atualmente o trecho é usado apenas para transporte de cargas, de segunda a sexta-feira. Segundo diretor presidente da operadora de turismo ferroviário da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda, as partidas serão aos fins de semana e feriados, numa litorina com capacidade para 56 passageiros:

- A ideia é que tenha em torno de três idas e três retornos por dia, aos sábados, aos domingos e feriados. Estamos estudando a possibilidade de viagem noturna na sexta-feira com uma parada para jantar - diz Arruda.

Até o fim de novembro, diz Arruda, deverão ser definidos os preços de pacotes que combinam o bilhete do trem e visitas e passeios ao longo do roteiro:

- Estamos negociando com os operadores locais. A viagem tem trechos curtos, de 13 ou 15 quilômetros e trabalhamos sempre com a filosofia de integrar as comunidades. Os roteiros que estamos montando deverão incluir hospedagem, refeições, atrativos como turismo de aventura, turismo rural.

Além deste trajeto no Espírito Santo, a operadora de turismo ferroviário Serra Verde Express é responsável pelos roteiros sobre trilhos entre Curitiba Paranaguá e trem de luxo Great Brazil Express, no Paraná; além do Trem do Pantanal, no Mato Grosso do Sul. Segundo Arruda, a iniciativa de incluir o trecho capixaba no mapa do turismo ferroviário brasileiro partiu das autoridades locais:

- Fomos procurados pelos governos do município de Viana e do estado do Espírito Santo e fizemos um estudo de viabilidade do projeto. Conversamos com o operador de cargo da via, que é a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), cujo controle acionário pertence à Vale para calcular os custos da operação. Agora estamos definindo o preço dos bilhetes - explica Arruda.

Segundo a Serra Verde, numa segundo fase do projeto, as autoridades do estado já pensam na extensão do roteiro, até Cachoeiro de Itapemirim, cidade onde nasceu Roberto Carlos, passando por Matilde, em Alfredo Chaves, e Vargem Alta.

 

 

 

Marcelo Freitas Ladeia

Chefe do Grupo de Administração e Recursos Humanos – GARH

Secretaria de Estado do Turismo - SETUR

Rua Marília de Rezende Scarton Coutinho, nº 194, Enseada do Suá - Vitória - ES - CEP: 29050-410

Tel: (27) 3224-6007 / Fax: (27) 3224-6019

 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.