Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

NOTÍCIAS


17.07.2009

Fazenda histórica dá aula de meio ambiente!

 

 

Aulas de meio ambiente em Petrópolis

Crianças terão Sala Verde onde aprenderão na prática como cuidar melhor do mundo em que vivem

Rio - Uma propriedade com data de fundação em 1721, 20 hectares de área e a apenas sete quilômetros do Centro de Petrópolis — no passado, palco de badaladíssimas festas do ‘high society’ nacional e internacional —, recebeu investimentos e, de patrimônio ocioso, foi transformada em escola de Educação Ambiental, já contabilizando frutos da radical mudança de perfil. Com apenas um ano de vida, o Instituto Samambaia de Ciência Ambiental (Isca) é uma das 390 ‘Salas Verdes’ do Ministério do Meio Ambiente e se prepara para obter enquadramento como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Não é para menos. A fazenda, que serviu à cultura cafeeira dentro de um recorte da Mata Atlântica — e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) —, foi totalmente remodelada e hoje abriga o primeiro borboletário da região, horta orgânica, dois lagos, além de contar com engenheiro florestal, botânico, bióloga e recreadores ambientais. Isso sem falar nos jardins de Burle Marx. “A ideia é que o local seja utilizado como espaço para a prática da teoria passada em sala de aula. É um projeto que vai de encontro à proposta do Ministério da Educação de Educação Ambiental nas escolas”, explica Jean Charles Barreto, herdeiro da propriedade.

Educado em Genebra, Suíça, Jean Charles viveu 42 anos fora do Brasil, regressou ao País com a ideia transformá-la em espaço educacional. Foram cinco anos de reformas. Para tanto, ele teve que recuperar a posse da fazenda, antes pulverizada entre parentes. “Eu sempre sonhei em fazer algo com crianças. O que me influencia é o que está acontecendo”, explica Jean Charles, em referência às urgências das questões social e ambiental.
No projeto, estudantes de escolas privadas pagam entrada de forma a custear o ingresso de alunos de escolas públicas, a maioria de baixa renda. Visitas podem ser agendadas (telefone 24-2246-2248), com opções de programação diferenciadas, de acordo com as necessidades de cada escola.

A fazenda mantém ainda um ‘Centro de Informação e Rastreio do Câncer de Mama’, parceria com a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO). Mulheres recebem apoio em troca de PETs, que são encaminhadas à reciclagem. Do ‘Ecoponto Pró-Saúde’, as garrafas seguem para a indústria de embalagens Petropack e também se revertem em telhas recicláveis doadas às mulheres voluntárias.

 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.