Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

NOTÍCIAS


21.06.2008

8 cidades capixabas na rota da Estrada Real!

 

 

Para quem gosta de aventura, a rota poderá ser feita a pé, a cavalo, de bicicleta ou de carro!

O Espírito Santo foi incluído recentemente em um dos roteiros da Estrada Real. A rota pass a integrar os estados do Sudeste do País e foi criada dentro de um conceito histórico-cultural concebido na época da colonização, quando os portugueses utilizavam diversos caminhos para transportar as riquezas de Minas Gerais para os portos mais próximos, a fim de levá-las  para o velho mundo. Segundo dados da Assembléia Legislativa do Estado, a Rota Imperial abrange cerca de 140 km, com cerca de oito municípios na região das montanhas capixabas e da imigração alemã, suíça, austríaca e polonesa: Santa Leopoldina, Viana, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Ibitirama e Iúna. Atualmente a Estrada Real possui 1632 km de extensão, com 200 municípios de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e a recente inclusão do Espírito Santo. A rota está sendo analisada pela Unesco para ser tombada como bem imaterial da humanidade. Um debate em maio, com a participação do historiador João Eurípedes Franklin Leal, contribuiu para divulgar uma idéia que tem unido mineiros e capixabas: a concretização da Rota Imperial da Estrada Real.

Saiba mais : a Estrada Real passa por Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e agora o Espírito Santo. Está confirmada a importância do ES na rota percorrida pelos escravos, pelo ouro e pela própria história.

A Estrada Real foi construída ao longo dos muitos anos de idas e vindas das minas ao litoral, desde o sec. XVII, em busca das riquezas . A rota é constituída pr vias de acesso, pontos de paradas, cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar do tempo.

As belezas da Estrada Real podem ser conhecidas a pé, a cavalo, de bicicleta ou de carro em um passeio pelas cidades que fazem parte do roteiro.

A Rota Imperial da Estrada Real, se aprovada, poderá alavancar o desenvolvimento turístico de Minas Gerais e do Espírito Santo.

A Ong Caminhadas e Trilhas já marcou uma etapa dentro da Rota Imperial para 2009!  

 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.