Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

NOTÍCIAS


21.06.2008

Turistas ou Mochileiros?

 

 

Existem duas coisas diferentes que são turistas e mochileiros. Turistas viajam dentro das lentes das máquinas fotográficas, acordam cedo para tirar mais fotos e visitar vários lugares no menor tempo possível. Esses, depois que voltam com milhares de fotos, não curtiram a vida durante a viajem, estão cansados e estressados de tantos horários que seguiram. Fizeram mil fotos, mas não tiraram uma soneca embaixo da Torre Eiffel, visitaram mil museus, mas não se sentaram num café para curtir o clima de uma cidadezinha italiana, foram a milhares de atrações turísticas com permanência de meia hora em cada uma, mas não foram tomar um café da manhã numa padaria do Rio de Janeiro, andaram de trem bala, avião , mas não pegaram um ônibus urbano de manhã com os trabalhadores de uma cidade grande, enfim viajaram para mostrar aos outros.

Agora existem os mochileiros, que passam às vezes dois dias em um albergue conversando com gente do mundo inteiro, que chegam a uma cidadezinha e resolvem ficar muito mais do que o combinado, que tira uma soneca num gramado do Central Park, em Nova Iorque, que vai a um Fla x Flu num Maracanã lotado (iria na antiga geral), que toma café com leite e pão com manteiga numa padaria qualquer da esquina, que conversa com pessoas comuns do dia a dia, enfim viaja para ele mesmo e não para os outros.

Não existe fórmula ideal, mas aquela que leva você feliz é a que vale. E tem aquela daquela excursão a Europa - Conheça 23 países Europeus em 30 dias - em que em cada uma das 45 cidades visitadas o grupo tirava uma foto na frente do ônibus. E na revelação ( não havia máquina digital ainda) saiu em cada foto: o grupo em Londres (um monte de gente e um ônibus atrás), o grupo em Paris ( um monte de gente e um ônibus atrás), o grupo em Praga (um monte de gente e um ônibus atrás)..... isto já diz tudo! 

 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.