Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

NOTÍCIAS


28.04.2007

Começa a temporada de montanhismo no Sudeste brasileiro.

 

 

Prepare o corpo ( e a mente) para atravessar trilhas e escalar rochas a caminho do cume. A temporada de montanhismo acaba de começar no Sudeste do Brasil. O clima seco da estação é favorável à prática do esporte, mesmo porque ninguém quer conquistar a montanha e perder a vista. Essa é , afinal, a graça, a satisfação e a recompensa.

Não ser sedentário e ter espírito esportivo são os pré-requisitos para dar os primeiros passos rumo ao topo. Quem não tem muita experiência nas montanhas deve optar por programas turísticos, geralmente, caminhadas curtas acompnhadas por guias.

Segundo Mariana Zuquim, vice-presidente da Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (Femesp), o Complexo do Baú, em São Bento do Sapucaí, é a melhor escola para quem está começando.Não só pela beleza, mas pela gama de possibilidades de trilhas. O conjunto formado pelas Pedras Baú, Bauzinho e Ana Chata, chega a 1950 metros de altitude. Um dos trekkings mais fáceis é o de 1 h 20 minutos que leva ao topo da Pedra do Baú, por uma escada com 330 ganchos cravados na rocha. E o Clube Cachoeiro de Caminhada e o Portal Caminhadas e Trilhas irá vencer este desafio em agosto/2007.

Investir em formação é a dica para os aventureiros de nível intermediário. Não apenas por segurança, saber se localizar e agir em situações de risco é importante, mas também aprender a respeitar o ambiente das montanhas. É fundamental adotar práticas de mínimo impacto ambiental. Enfim, desafiar é importante mas sempre com segurança máxima.

 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.