Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

NOTÍCIAS


28.04.2007

Atitudes do dia a dia que ajudam a combater o aquecimento global.

 

 

Banho: o ideal é que a água seja aquecida por coletores de energia solar, cujo alto custo inicial é abatido depois de dois a quatro anos, se comparando à economia na conta de energia.

Chuveiros: caso não tenha jeito mesmo, e você vá manter seu chuveiro elétrico, ao menos evite os horários de pico (das 18 h às 20 horas). Utilize-o na posição verão sempre que o clima não estiver frio.

Alimentos: devem ser, sempre que possível, adquiridos diretamente do produtor  ou do pequeno fornecedor, em locais como as feiras livres ou mercados de bairro. Não desperdice alimentos. Compre e cozinhe apenas o necessário.

Locomoção:vá à pé, de bicicleta ou de transporte coletivo. Caso os ônibus de sua cidade sejam uma lástima, pressione os seus governantes por um transporte de qualidade.

Carros: evite usar o carro nos horários e locais de maior congestionamento, compartilhe o veículo com mais pessoas e faça revisões periódicas para reduzir as emissões de poluentes.

Iluminação: na sua casa, aproveite a luz e a ventilação natural ao máximo. Troque as lâmpadas incandescentes pela fluorescentes compactas, que consomem quatro vezes menos energia eduram oito vezes mais . Apague luzes desnecessárias.

Eletrodomésticos: desligue os aparelhos de TV, computadores e aparelhos de som sempre que não estiverem sendo usados. Vale usar uma extensão com interruptor para conectar os plugues de um conjunto de aparelhos elétricos. Quando você desligá-la, os aparelhos serão desligados também. Em stand by, os aparelhos podem consumir centenas de Kwh no ano.

Computador:compre um notebook em vez de um PC, se possível, pois ele consome cinco vezes menos eletricidade. Habilite a função de gerenciamento de energia de seu computador.

Móveis: compre madeira ou móveis somente de madeira certificada pelo FSC (Conselho de Manejo Florestal). Plante árvores no seu quintal, em frente a sua casa, na sua propriedade rural e até mesmo em áreas públicas.  

 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.