Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

NOTÍCIAS


24.12.2006

Monumento Natural "O Frade e a Freira" !

 

 

Quando o Imperador D. Pedro II esteve no Espírito Santo (Rio Novo do Sul e Itapemirim) em 8 e 9 de fevereiro de 1860, a política regional fervia. Os principais caciques da ocasião eram o Barão de Itapemirim e o Coronel João Nepomuceno Gomes Bittencourt. D. Pedro II passou ao largo da disputa política, como registrou no seu diário de viagem, tirado da sombra do esquecimento pelo historiador Levy Rocha.

Na época, um maciço rochoso chamou a atenção do Imperador, que  o retratou duas vezes no diário. São os primeiros registros escritos e desenhados das pedras que, pelo formato, encantam até hoje às pessoas da região e aos que transitam pela Br. 101 .

Recentemente, em 12.06.1986, o Conselho Estadual de Cultura, com muito boa intenção, transformou o Frade e a Freira em "Patrimônio Cultural e Histórico". Mas ficou somente na intenção. O patrimônio histórico e cultural ficou no papel e as montanhas germinadas prosseguiram, independentemente da papelada, a só encantar.

Agora o IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente) está propondo a transformação daquelas paragens na categoria Monumento Natural O Frade e a Freira. Agora sim é possível que a presença do IEMA e de outros órgãos estaduais e municipais, confraternizando-se com os moradores do local e com os interessados da região, começa a tirar do papel o sonho de aproveitamento racional e de conservação do Frade e a Freira e deu entorno.

Em Cachoeiro de Itapemirim (ES), há também monumentos naturais que podem e devem ser conservados, como o Pico do Itabira   , a Pedra da Penha, a Pedra da Ema e a Serra do Caramba, entre outras maravilhas da natureza.

 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.