Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

NOTÍCIAS


08.12.2006

Sul do Espírito Santo terá projeto piloto para proteção ambiental!

 

 

Foi lançado em Cachoeiro de Itapemirim (ES), o Corredor Ecológico Burarama-Pacotuba-Cafundó, que é um projeto que pretende conectar os dois principais fragmentos de Mata Atlântica da Bacia do Rio Itapemirim. Esta região fica no interior do município, possuindo duas unidades de conservação, a Floresta Nacional de Pacotuba(FLONA) e a Reserva Particular do Patrimônio Natural(RPPN) Cafundó.

O projeto executado pelo   Instituto Ambiental Cafundó(IAC) e financiado pelo Ministério do Meio Ambiente pretende promover a conexão de Matas e Florestas,numa área equivalente a 1240 hectares. Segundo a Engenheira Agrônoma Joana Nascimento, Presidente do IAC, o financiamento é de 470 mil reais, com recursos do Banco de Desenvolvimento Alemão(GTZ), e repassados pelo Banco do Brasil, Agência Rubem Braga (ES).

Segundo Joana Nascimento, a experiência pretende se mostrar um modelo demonstrativo para o desenvolvimento de outros projetos de corredores do Brasil.

Também a responsável técnica, Priscila Ringuier, destaca que além dos ganhos ambientais, a recomposição florestal pode contribuir para o desenvolvimento turístico.

A implantação do microcorredor Burarama-Pacotuba-Cafundó envolve parceria com IAC, Iema, Incaper, idaf, Prefeitura de Cachoeiro, Associação de Moradores de Burarama, Comunidade Quilombola de Monte Alegre, Pastoral Ecológica e Instituições de Ensino, como a Escola Agrotécnica Federal de Alegre, Nedtec/CCA-Ufes e Centro Universitário São Camilo.

 

 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.