Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

NOTÍCIAS


08.12.2006

Pará cria a maior reserva florestal do mundo.

 

 

Boa notícias! O governador do Pará, Simão Jatene(PSDB), resolveu se despedir do seu mandato em grande estilo. Ele assinou a criação do maior conjunto de áreas de conservação em florestas tropicais do planeta.

Só na calha Norte do rio Amazonas paraense foram colocados sob proteção oficial 12,7 milhões de hectares de floresta ,em área equivalente a Portugal e à Suíça somados, em cinco unidades de conservação.

Entre elas , a maior já criada no País, a Estação Ecológica Grão-Pará, com 4,2 milhões  de hectares, e a terceira maior, a Floresta Estadual do Paru, com 3,6 milhões de hectares.

Três destas unidades são Florestas Estaduais(Flonas) e permitem exploração sustentável e duas outras são de permanente conservação.

Assim no Pará temos de reservas um total de 15 milhões de hectares de conservação ambiental.

O mosaico paraense completa o maior corredor ecológico do planeta, que se estende da fronteira entre o Amazonas e a Colômbia, até o litoral do Amapá. Quem quiser, pode percorrer em linha reta três mil quilômetros dentro de áreas protegidas, entre parques, reservas indígenas e florestas de uso sustentável.

De acordo com a ONG Conservação Internacional, que fará o inventário da biodiversidade local no ano que vem, a região sob proteção integral na calha Norte abriga pelo menos 61 espécies de anfíbios, quase 200 de mamíferos e 700 de aves. Oito estão ameaçadas.

A ONG Caminhadas e Trilhas - Preserve apóia esta idéia !

 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.