Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

NOTÍCIAS


26.09.2006

Roteiros de uma Caminhada Ecológica, Histórica e Cultural de Cachoeiro - ES.

 

 

Ilha do Meirelles : a maior das ilhas fluviais do Rio Itapemirim, com 9,60 hectares,possui grande variedade de flora e fauna, distante 4 kms do centro da cidade, é monitorada pelo Centro Universitário São Camilo, sendo ligada ao continente por uma ponte pênsil.

Fábrica de Pios : fundada em 1903 por Maurílio Coelho, está localizada na Ilha da Luz. É a única fábrica especializada para produção de pios artesanais na América Latina, com 34 tipos de pios de pássaros diferentes, exportando para diversos países. Sempre é alvo de artigos e reportagens na imprensa regional e nacional, sendo destaque na recente Caravana Jornal Nacional, da Rede Globo.

Bairro Guandu : bairro mais popular da cidade, responsável por um comércio forte e diversificado, onde se pode observar tipos humanos característicos da região sul capixaba. Lembra bairros famosos, como o Saara, no Rio de Janeiro e a Vila Rubim, em Vitória. Neste momento, os caminheiros terão que ter a mesma atenção que têm ao enfrentar uma trilha difícil na mata.

Beira Rio : avenida símbolo do desenvolvimento da cidade, às margens do Rio Itapemirim, onde observamos a magestade do vôo das garças, uma fauna rica com lontras,pássaros e capivaras, pescadores típicos, caminhantes populares e, monumentos ecológicos, como o Itabira e o Forno Grande.

Museu Ferroviário : na antiga Estação Ferroviária da Cidade, de onde saíam expressos para o litoral, para a Capital Vitória, para o Rio de Janeiro, para Minas Gerais e para a Serra Capixaba. Ainda em processo de criação e montagem, já é possível ver antigas peças e instrumentos ferroviários.

Casa de Cultura Roberto Carlos : localizada na Rua João de Deus Madureira, no centro da Cidade, é a casa onde viveu o Rei Roberto Carlos até seus 13 anos, com seus pais e irmãos. Adquirida pela Prefeitura e restaurada com seus aspectos originais, a casa possui um acervo impressionante de fotos, discos, álbuns, recortes e instrumentos musicais do maior cantor popular do Brasil. Recebe diariamente visitantes de todo o País e do Exterior. No andar superior da casa, funciona o Cantinho do Artesão, com produtos típicos para vendas.

Palácio Bernadino Monteiro : prédio inaugurado em 1912, no Governo Jerônimo Monteiro, para funcionamento do Grupo Escolar Bernadino Monteiro, onde estudaram os nomes mais representativos da cultura cachoeirense e importantes profissionais do magistério capixaba. Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, em 06/08/06, passou por criteriosa restauração e transformado em Centro de Artes e Ciências. Uma das mais belas arquiteturas regionais, entre muitas outras que existem em Cachoeiro. Hoje, denominou-se, através da Lei 5770/2005, Palácio Bernadino Monteiro – Edifício Sede do Poder Executivo Municipal.

Casa dos Bragas : localizada na Rua 25 de Março, no centro da Cidade , Patrimônio Histórico Tombado em 1985, esta Casa foi onde viveu os irmãos Newton e Rubem Braga, dois dos maiores nomes da história literária de Cachoeiro e do Brasil . Os dois representam as excitações e os motivos para visitação do acervo de mais de 20 mil obras da literatura nacional, possuindo ainda biblioteca, sala de pesquisas e estudos e museu, tudo isto com uma arquitetura original do início do século passado.

Olivier: Restaurante de puro requinte e bom gosto, localizado no Cachoeiro Plaza Hotel, no centro da cidade. Sua cozinha é especializada, e o Hotel, considerado o melhor da cidade. Nele será servido o café da manhã.

Esplêndido : Restaurante localizado no Bairro Coronel Borges, onde será o almoço e fim da Caminhada. Com estilo despojado e boa cozinha, possui área verde com piscina à beira do Rio Itapemirim e vista para a histórica Ponte dos Arcos. Neste momento, os caminheiros curtem o prazer de uma boa confraternização.


www.caminhadasetrilhas.com.br
ONG Caminhadas e Trilhas - Preserve

 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.