Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

Notícia


11.07.2016

Ong faz trabalho de preservação das Corujas Buraqueiras em Marataízes!

A coruja buraqueira, cujo nome científico Athene cunicularia...

 

 

A coruja buraqueira, cujo nome científico Athene cunicularia significa coruja mineira ou que cava tuneis, tem seu habitat nas restingas e areias das praias.


Em Marataízes há grande incidência delas na praia central, devido a grande extensão de areia e restinga, que favorece a caça e proteção contra predadores.


Normalmente cada ninho abriga um casal e seus ovos; a estação de reprodução da-se nos meses de março/abril podendo gerar em média até cinco filhotes.


O benefício maior para o homem na preservação do habitat das corujas é o controle das pragas(roedores e insetos), seu alimento natural.


Entretanto, o homem é a principal ameaça a essa espécie, pois o transito de pessoas nas praias, eventualmente motos e veículos, ocasiona desmoronamento dos ninhos e consequente morte dos ocupantes dos ninhos.
O objetivo do projeto, com o cercamento e demarcação do local, com placas indicativas, visa a proteção das corujas e a conscientização e mobilização da população local e turistas para a necessidade de preservação do meio ambiente onde estão inseridas a restinga.


Atualmente temos oito ninhos demarcados e cercados, e contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Marataízes, através da Secretaria de Meio Ambiente.


A ONG Caminhadas e Trilhas - Preserve tem feito este belo trabalho, principalmente pelas mãos do seu Diretor Carlos Alberto Rodrigues. Também recebemos apoio da Unimed Sul Capixaba.

 

 

 

 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.