Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

Notícias


26.02.2013

Veja mais sobre o Parque Estadual do Ibitipoca MG !

 

 

Localização
O Parque Estadual do Ibitipoca está localizado na Zona da Mata, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca.
Ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira.
 
Superfície

Com uma área de 1.488 hectares, a unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul.

‘Ibitipoca’, palavra tupi-guarani, significa "Serra Fendida".
É o Parque mais visitado do Estado, um dos mais conhecidos do Brasil e a principal atração da região.


Cachoeira Porta do Céu

A Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são apenas alguns dos atrativos de Ibitipoca que abriga ainda mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras, picos e as belas cachoeiras e piscinas naturais formadas pelos Rios do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho.


Parque Estadual do Ibitipoca

O pico da Lambada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica inigualável.


Parque Estadual do Ibitipoca

Diversas espécies da flora são encontradas na unidade de conservação como orquídeas, bromélias, candeias, líquens e samambaias. Um traço marcante da vegetação no Ibitipoca são as "barbas-de-velho", uma espécie de líquen verde-água, que pende dos galhos das árvores, provocando um belo efeito visual.
Os campos rupestres constituem uma grande extensão de vegetação do Parque.


Parque Estadual do Ibitipoca

A fauna é rica, com a presença de espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda, o lobo guará e o primata guigó. Aparecem também os macacos barbado, sauá (sagui), o papagaio do peito roxo, o coati, o andorinhão-de-coleira falha, entre outros.
Dentre os anfíbios encontra-se uma espécie de perereca, a "Hyla de Ibitipoca".


quati


cachoerinha

 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.