Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

Notícias


20.06.2012

Maiores cidades do Planeta devem reduzir emissão de gases. Das metas, plantar árvores é a mais fácil !

 

 

Prefeitos anunciam plano para reduzir emissões de gases poluentes

Em evento paralelo à Rio+20, políticos do mundo todo se comprometeram em reduzir emissões em mais de um bilhão de toneladas, até 2030. Até agora, foi o principal resultado concreto de todos os eventos da conferência.

Em um evento paralelo à Rio+20, prefeitos de cidades do mundo inteiro assumiram, nesta terça-feira (19), o compromisso de reduzir as emissões de gases que provocam o aquecimento da Terra.

Lixão desativado no Rio de Janeiro. Ônibus e táxis com motores modernos que usam eletricidade em Nova York. Prédios inteligentes que consomem pouca energia em Tóquio.
Experiências diferentes que unem um grupo cada vez mais afinado de cidades.

A C-40 aproxima prefeitos de todos os continentes. São 59 cidades. Se elas fossem um país, seria o mais rico do mundo, com 20% do PIB, e o terceiro mais populoso, com 544 milhões de habitantes.

A organização anunciou nesta terça-feira um plano para reduzir em mais de um bilhão de toneladas, até 2030, as emissões de gases do efeito estufa, que fazem aumentar a temperatura da Terra. É mais do que Canadá e México poderiam emitir juntos no mesmo período.

Até agora, este foi o principal resultado concreto de todos os eventos da Rio+20. Os prefeitos que assumiram o compromisso de reduzir as emissões de gases estufa só alcançarão esse objetivo se investirem mais e melhor em transporte público de massa, tratamento de lixo e esgoto, uso eficiente de energia com fontes mais limpas e renováveis e plantio de árvores nas cidades.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, também participou do encontro, por vídeo conferência. Ele comanda uma fundação que apóia a C-40.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, presidente do grupo, disse que as cidades têm a responsabilidade de liderar as mudanças rumo ao desenvolvimento sustentável. Ele também criticou a falta de empenho dos governos em resolver antigos problemas.

Para os prefeitos das duas maiores cidades do Brasil, é preciso dar o exemplo.

“O importante é registrar que os prefeitos e as cidades têm responsabilidades que podem contribuir de maneira muito expressiva para o controle do planeta para que a gente tenha menos poluição”, afirmou o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab

“Elas podem ser lugares muito melhores, mas não dá para esperar, tem que tomar decisões. E o que a gente fez na C-40 foi isso, estabelecer metas muito claras”, apontou o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes.

Notícia no Jornal Nacional da Rede Globo, dia 19/06/2012

Comentário da Ong: o que está ao alcance de qualquer cidadão é o Plantio de Árvores. Porque não cada família plantar a sua árvore.

 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.