Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

Notícias


29.03.2012

Ong repudia matança de rinocerontes. Seres humanos:aonde vocês querem chegar?

 

 

A Ong Caminhadas e Trilhas - Preserve repudia veemente o assassinato e extermínio dos rinocerontes, esta espetacular espécie surgida nos primórdios do Planeta. Leia a reportagem abaixo e se puder passe para frente o nosso repúdio. Cada espécie exerce um papel na natureza. Mas nos parece que os seres humanos dão tiro no pé o tempo inteiro. Assim, vai acabar sozinho e sozinho ele não sobrevive. Respeitem a natureza!

______________________________________________________________________________________



Os rinocerontes estão prestes a ser extintos por causa da caça predatória, impulsionada pela demanda crescente por chifres vinda da Ásia. Mas a União Europeia pode pressionar a China e o Vietnã e forçar uma ação internacional para salvar o rinoceronte. Assine a nossa petição hoje para garantir que a UE tome medidas!

Assine a petição
Os rinocerontes estão prestes a ser extintos por causa da caça predatória e podem desaparecer para sempre a menos que façamos algo agora. Novas estatísticas chocantes mostram que 440 rinocerontes foram brutalmente mortos no ano passado somente na África do Sul – um aumento explosivo em comparação a cinco anos atrás, quando apenas 13 rinocerontes tiveram seus chifres decepados. As nações europeias podem conduzir o mundo a um novo plano para salvar essas criaturas incríveis, mas primeiro eles precisam nos ouvir!

Por trás dessa devastação está um aumento enorme na demanda de chifres de rinocerontes, utilizados por charlatões com pacientes de câncer, remédios falsos para ressaca e como amuletos na China e no Vietnã. Protestos na África do Sul foram ignorados até agora pelas autoridades, mas a Europa tem o poder de mudar isso, exigindo a proibição total do comércio de rinoceronte – de qualquer lugar, para qualquer lugar – quando os países se reunirem no próximo encontro internacional decisivo em julho.

A situação é tão terrível que a ameaça chegou até mesmo aos zoológicos britânicos que estão no alerta vermelho por conta das gangues assassinas de rinocerontes! Vamos criar um protesto gigante e exigir que a Europa pressione por novas medidas de proteção para impedir que os rinocerontes sejam extintos. Quando chegarmos a 100.000 assinaturas, o nosso apelo será entregue em Bruxelas, o coração da tomada de decisão da Europa, com uma manada de rinocerontes de papelão. A cada 50.000 assinaturas colocaremos um rinoceronte de papelão – levando o tamanho do nosso movimento até a porta dos delegados da UE, enquanto eles se posicionam. Assine a petição abaixo e em seguida encaminhe este email para todos:

http://www.avaaz.org/po/save_rhinos/?vl

Um rinoceronte foi morto por dia na África do Sul desde janeiro deste ano, onde vivem 80% dos rinocerontes remanescentes do mundo. Os chifres agora têm um valor de mercado de mais de US$ 65.000 por quilo – mais caro do que ouro ou platina. O ministro sul-africano do Meio Ambiente se comprometeu a tomar medidas, colocando 150 guardas extras e até uma cerca elétrica ao longo da fronteira com Moçambique para tentar conter os ataques. Mas a escala da ameaça é tão grave que uma ação global é necessária.

A menos que façamos algo hoje, podemos perder esta magnífica e antiga espécie animal permanentemente. Os chineses estão fazendo lobby para facilitar o comércio de chifre e a proibição do comércio de rinocerontes vai bloquear a ação deles. Com a liderança da UE, podemos levar esses bandidos internacionais à justiça, colocar os caçadores larápios na prisão e promover programas de conscientização pública nos principais países asiáticos – e acabar com esse show de horror pelos chifres para sempre.

Nas próximas semanas, a UE definirá sua agenda para o grande encontro mundial que acontece dentro de poucos meses. Será a nossa melhor chance de virar a maré contra essa matança. Sabemos que os rinocerontes estarão em sua agenda, mas apenas nossa pressão pode garantir que eles discutam o problema em sua essência. Vamos criar um protesto gigante e fazer uma ação de forma espetacular. Assine agora e juntos poderemos impedir o abate de rinocerontes em toda a África:

http://www.avaaz.org/po/save_rhinos/?vl

Em 2010, as ações da Avaaz ajudaram a impedir a explosão do comércio de marfim de elefante. Em 2012, podemos fazer o mesmo pelos rinocerontes. Quando agimos juntos, podemos mudar o mundo – o ano passado foi o pior ano de todos para o rinoceronte, mas este pode ser o ano em que nós ganharemos esta causa.

Com esperança,

Iain, Sam, Maria Paz, Emma, Ricken e toda a equipe da Avaaz

Mais informações:

Demanda asiática faz caça de rinoceronte bater recorde na África (O Estado de S. Paulo)
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,demanda-asiatica-faz-caca-de-rinoceronte-bater-recorde-na-africa,816778,0.htm

Apreensão recorde de chifres de rinoceronte em Hong Kong (O Globo)
http://oglobo.globo.com/ciencia/apreensao-recorde-de-chifres-de-rinoceronte-em-hong-kong-3243916#ixzz1px5UqTyl

Poucos rinocerontes sobrevivem fora de áreas protegidas (WWF) (em inglês)
ttp://www.worldwildlife.org/species/finder/rhinoceros/rhinos.html

Rumor de cura de câncer mata rinocerontes no Vietnam (The Guardian) (em inglês)
http://www.guardian.co.uk/environment/2011/nov/25/cure-cancer-rhino-horn-vietnam

Zoo inglês em alerta por conta da caça ilegal de rinocerontes (International Business Times) (em inglês)
http://www.ibtimes.co.uk/articles/289792/20120130/british-zoos-uk-alert-rhino-poaching-hits.htm

 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.