Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

Notícias


29.02.2012

Plano de Manejo da RPPN Mata da Serra revela magnífica biodiversidade!

 

 

Com o Plano de Manejo que está sendo feito pela Habitatil Consultoria, patrocinado pela SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional e The Nature Conservancy, a RPPN Mata da Serra, em Vargem Alta ES, está revelando uma magnífica biodiversidade, com quase 80 espécies de aves, muitas raras e endêmicas, diversas espécies de serpentes, mamíferos e roedores e macacos como o Barbado e o raríssimo Sagui da Serra, o terceiro mico com maior risco de extinção do País.
Seguem algumas fotos dos animais observados neste último fim de semana por pesquisadores e um resumo do Sagui da Serra.

Sagüi-da-serra (Callithrix flaviceps)

É uma espécie endêmica da Mata Atlântica, com pelagem caracterizada por tons cinzentos, pardos e amarelados, com tom bege mais acentuado na cabeça.

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Família: Callithrichidae

Nome científico: Callithrix flaviceps

Nome vulgar: Sagüi-da-serra

Categoria: Em perigo



Características: É uma espécie endêmica da Mata Atlântica, com pelagem caracterizada por tons cinzentos, pardos e amarelados, com tom bege mais acentuado na cabeça. A cauda aparece destacadamente bandeada formando degraus na pelagem. Vive em grupos que variam de tamanho entre cinco a quinze indivíduos com apenas uma fêmea reprodutiva por grupo. Alimenta-se principalmente de exsudatos de plantas, insetos, pequenos vertebrados, ovos de pequenas aves e frutos.

Peso: de 250 a 600 gramas

Ocorrência Geográfica: Ocorre atualmente em populações reduzidas e isoladas por ações antrópicas em matas disjuntas, sempre acima de 500 metros nas regiões de Mata Atlântica do estado do Espírito Santo (centro sudoeste e região serrana) e em pequenas áreas adjacentes à leste de Minas Gerais e extremo norte do Rio de Janeiro.

Categoria/Critério: Classificação da IUCN: em perigo. Anexo da CITES: I. Causas de extinção: destruição do habitat, área de distribuição restrita, populações pequenas e isoladas e em declínio.

Cientista que descreveu: Thomas, 1903

Observações adicionais: Alguns primatólogos acreditam que o número de primatas ameaçados pode chegar a 40 espécies, estando algumas delas, já em estado crítico de ameaça. Sem dúvida, neste caso podemos enquadrar o sagüi-da-serra (Callithrix flaviceps) como um dos Calitriquideos mais ameaçados devido à destruição e fragmentação de seu habitat. A estimativa da população presente na Estação Biológica de Caratinga (800 ha) é de aproximadamente 200 a 300 indivíduos.























 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.