Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

Notícias


12.02.2012

Benefícios da Caminhada na areia de praia!

 

 

CAMINHADAS NA AREIA

Ganhando fôlego e força

* Por Rogério Perdigão

Caminhadas e corridas na areia da praia além de proporcionarem os mesmos benefícios que na esteira ou na pista são, sem dúvida alguma, mais agradáveis, e se o exercício for na areia fofa ou molhada ainda tem a vantagem de provocar menos impacto nas articulações dos tornozelos, joelhos, quadril e coluna.

A areia, especialmente a fofa, aumenta o esforço da atividade aeróbica, exigindo maior trabalho dos músculos, o que favorece o ganho de massa muscular nas coxas, pernas e glúteos. No terreno fofo, os pés fazem exercícios de propiocepção  provocados pelas passadas e pisadas diferentes. O dispêndio de maior esforço também melhora a condição cardiopulmonar.

Outra vantagem é que a areia também trabalha a sola do pé, massageando-a, naturalmente, e, em especial, quando há detritos naturais (não lixo!) à beira d’água, que aumentam a pressão sobre os terminais nervosos da planta dos pés, se refletindo por todo organismo.

Tem-se, ainda, o benefício de desfrutar do sol, cedo da manhã ou do final do dia, que é um importante fixador de cálcio.

Iniciantes na atividade devem optar por caminhadas na areia batida, usando tênis, de preferência. A alternância entre areia dura e fofa é uma forma de otimizar a condição física de quem se prepara para correr ou deseja participar de corridas. Com a continuação, o esforço pode ser aumentado, com trechos da caminhada à beira d’água, com as canelas submersas.

Mas, para se aproveitar todas as vantagens da atividade aeróbica na areia e evitar lesões e problemas, é preciso tomar vários cuidados.

Como prevenir problemas

Faça avaliação médica: O primeiro de todos os cuidados é ir ao médico para avaliar as condições gerais do estado físico. Como andam o coração, as articulações, a coluna, o quadril...? Enfim, verificar se há alguma restrição à atividade.

Programe a atividade: A atividade física orientada ajuda a evitar lesões. Converse, então, com seu professor de Educação Física e estabeleça um programa onde tempo, ritmo, intensidade de esforço sejam planejados de acordo com sua condição física.

Evite terreno inclinado ou irregular: Na areia é preciso evitar as inclinações laterais para o peso na caminhada não sobrecarregar uma das pernas e refletir nas articulações, principalmente as do joelho. Buracos no terreno também forçam a coluna trazendo ou agravando problemas pré-existentes. No entanto, a subida e descida de dunas servem para aumentar a intensidade do exercício.

Olhe onde pisa! Considerando que os usuários da praia nem sempre são cuidadosos com o que deixam na areia, se estiver descalço, observe onde pisa! Infelizmente, nas praias encontramos cacos de garrafa, latas, linhas de pesca e outros resíduos que são perigosos para os pés descalços. Uma opção são os calçados especiais para caminhadas e corridas na areia. Mas, use tênis para correr na areia dura, pois o impacto nas articulações é quase tão forte quanto no asfalto.

Atenção à postura: O dispêndio de mais esforço pode levar ao descuido postural. Não esqueça de manter o abdômen contraído, a postura ereta e a cabeça levantada.

Proteja-se do sol: Para não transformar o sol em vilão do exercício, evite os horários de 10 às 16 horas e, mesmo assim, use protetor solar, óculos escuros e boné.

Beba água: Redobre os cuidados com a hidratação. Não se deixe enganar porque a aragem da praia refresca mas não hidrata o organismo.

A atividade aeróbica ajuda a emagrecer e melhora o condicionamento físico, mas o aumento de força, resistência e potência muscular se consegue com o trabalho complementar da musculação.

* Rogério Perdigão é professor de Educação Física

http://www.igeduca.com.br/artigos/em-forma/caminhadas-na-areia.html

 

 

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