Caminhadas e Trilhas

Unimed Sul Capixaba

NOTÍCIAS


15.08.2010

Vargem Alta une a Uva e o Café e cria circuito próprio!

 

 

Vargem Alta une a Uva e o Café e cria circuito próprio

A meta é dobrar o turismo no município

Tarcísio Oliveira - Da Redação Multimídia

foto: Eliane Datalto
Cachoeira do Brother - Vargem Alta
Cachoeira do Brother


Passear por Vargem Alta está mais organizado e fácil. Em julho, foi lançado o Circuito da Uva e do Café, que reúne dez estabelecimentos do município que foram preparados para oferecer um serviço de qualidade ao turista. O nome remete ao potencial agroturístico da região.

Foram cerca de dois anos de capacitação. Os interessados em fazer parte do circuito, tiveram que fazer cursos na área de embutidos, defumados, hotéis e cama e café. Entre os objetivos, está a melhora da qualidade de vida de quem participa.

"Aqui temos belas cachoeiras, que ainda são pouco divulgadas. Queremos que o turista fique aqui com a gente para conferir de perto essas belezas. Consequentemente, também vamos ter um impacto positivo no comércio e na renda", diz o organizador do circuito, José Américo Valente.

foto: Foto: Neia Gava
Data: 4/3/2008 - Vargem Alta - ES - Ferrovia em Vargem Alta - Editoria: Foto do Leitor - Foto: Neia Gava
 Ferrovia em Vargem Alta
Estima-se que com a implantação o número de turistas possa dobrar. A aposta é em um turismo barato, que possa atrair principalmente a população litorânea e os cachoeirenses. Um fato curioso é que cada região vai apostar em seu potencial.

No distrito de Castelinho, os destaques são artesanatos e uma casa de madeira, que fica aberta ao público. Em Fruteiras, há pesque e pague. Já na sede, o turista pode se alojar em uma das pousadas. Dali, ele pode, além de visitar as outras regiões do município e também conhecer atrativos vizinhos, como o Parque Estadual do Forno Grande, Pedra Azul e a rampa de Ubá.

Nos estabelecimentos, será possível encontrar também comidas e derivados da agricultura local como a uva e o café, que deram nome ao circuito. "A uva está há cerca de 50 anos na região e serve de base para vinhos, geléias e sucos. Já o café é forte na região serrana e Vargem Alta tem essa tradição", diz José Américo.

 

 

Caminhadas e Trilhas

Todos os direitos reservados © 2016 Caminhadas e Trilhas.